Uma pequena empresa de software, a Cygnus Systems, localizada no Estado da Indiana, nos Estados Unidos, entrou com uma ação na Justiça americana contra as gigantes Microsoft, Apple e Google, acusando as três companhias de terem violado sua patente de uso de ícones de pré-visualização de arquivos (thumbnails) em sistemas operacionais.
No processo, iniciado na quarta-feira, a empresa americana Cygnus Systems alega que o Chrome, do Google, o Vista e o Internet Explorer 8, da Microsoft, infringem a patente. Além, do iPhone, Safari e Mac OS X, da Apple.
Na ação, a Cygnus busca indenização retroativa e liminar para que as rivais não infrinjam mais sua patente, registrada em junho de 2001, mas aprovada apenas em março de 2008.
No entanto, a patente em questão descreve de maneira abstrata um método para exibir uma prévia em imagem de um documento antes que este seja aberto – função já presente em recursos mais antigos, como o Windows Explorer e o Apple Finder.
Vítimas
Apesar de o processo envolver apenas as três maiores empresas de software, estas podem não ser as únicas na mira da Cygnus. Outros serviços como o navegador Opera e o site de armazenamento de fotos Flickr, podem ser vítimas de ação similar, já que funcionam de maneira parecida.
O processo está sendo tratado por uma corte federal no Estado do Arizona, EUA. (Agências Internacionais)
0 comentários:
Postar um comentário