A polêmica vitória por pontos do russo Nikolay Valuev, de 2,13 m, não foi engolida pelo veterano Evander Holyfield. No último sábado, o norte-americano de 46 anos teve chance de se tornar o mais velho campeão na história dos pesos pesados. No entanto, os jurados deram resultado favorável ao russo, que manteve seu cinturão da Associação Mundial de Boxe (AMB).
Apesar de um discurso de aparente calma de Holyfield, o pugilista entrou nesta terça-feira com um recurso na AMB, questionando o resultado do combate, segundo informou o jornal Atlanta Journal Constitution .
"Não sei porque os juízes fizeram aquilo, mas foi uma injustiça", disse o lutador, campeão mundial quatro vezes entre os pesados, um recorde. Mesmo aos 46 anos, Holyfield mostrou grande preparo físico e golpeou mais do que o rival. No fim, um jurado deu empate e dois concederam a vitória a Valuev.
"Estamos preenchendo um protesto que diz basicamente, 'nós queremos reverter isso'. Só quero o que é meu. Eu não perdi. Venci", afirmou o veterano, que tem cinco derrotas nas últimas oito lutas, duas delas por cinturões mundiais. Ele busca o recorde de George Foreman, campeão aos 45 anos, o mais velho da categoria.
O protesto foi preenchido na terça-feira, mas o mais provável seria uma revanche entre o dois pugilistas. Em Zurique, na Suíça, o gigante Valuev deixou o ringue sob intensas vaias dos torcedores com o resultado. "Foi patético", definiu o técnico de Holyfield, Tommy Brooks.
Com o resultado, Valuev chegou à sua 50ª vitória na carreira, com apenas uma derrota em seu cartel. Já Holyfield, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de 1984, totaliza 42 triunfos, 10 revezes e dois empates.
Ainda não se sabe quanto tempo pode ser levado para que o protesto seja julgado. Antes de uma possível revanche, Valuev deve ter pela frente Ruslan Chagaev. Devido a lesões, o lutador do Uzbequistão foi considerado "campeão em recesso" da AMB, mesmo cinturão hoje em posse de Valuev. Eles devem lutar para definir quem é o real titular do título. Chagaev volta aos ringues, primeiramente, contra Carl Davis Drumond, da Costa Rica, no dia 7 de fevereiro, em Alemanha. (Uol)
0 comentários:
Postar um comentário