A adolescente Jhady Silva de Lima sempre gostou de desenhar, e nem mesmo a perda da visão do olho direito atrapalhou sua paixão. Percebendo o talento da estudante da E.M. Professor Carneiro Felipe, em Marechal Hermes, a professora Luciana Gusmão resolveu incentivar a artista e inscreveu uma de suas histórias em quadrinhos num concurso promovido pela UNESCO sobre prevenção das DST/AIDS e uso de drogas. Em parceria com Rayane Matos, Jhady foi contemplada com o 1º lugar na categoria ensino fundamental.
Como prêmio, recebeu um diploma, um mp3 player e uma viagem turística cultural. Mas o que Jhady mais gostaria de ganhar é uma bolsa de estudos. A professora explica melhor: “Jhady é uma aluna carente moradora da favela do Muquiço em Marechal Hermes. Uma excelente menina de 14 anos, que infelizmente perdeu a visão do olho direito e que nunca teve a oportunidade de fazer um curso de desenho. Quando a convidei para fazer parte do trabalho, sabia que tinha potencial, mas não sabia que tinha a percepção de espaço para organizar os quadrinhos de uma história em uma cartolina, sem nenhuma dificuldade, apenas lendo os diálogos feitos pela outra aluna. Foi tudo muito rápido. Confesso que fiquei impressionada ao ver o resultado. Ficou muito bom para uma aluna que nunca pôde fazer um curso de desenho e que tem uma deficiência visual”.
Um dos quadrinhos feitos por Jhady Silva.
Em casa, Jhady tem diversas histórias em quadrinhos criadas por ela mesma. Mas o seu maior interesse é estudar e ver uma de suas histórias publicadas, o que este blogueiro prontamente atendeu. Como este é o último ano dela no colégio, o JBlog pede a quem puder ajudar a menina indicando um curso gratuito ou oferecendo uma bolsa de estudos. “Tenho receio de estar perdendo um talento por falta de uma oportunidade”, desabafa a professora. A seguir um breve papo com a jovem quadrinista.
Quem quiser ajudar Jhady pode entrar em contato através do e-mail bzaobzao@gmail.com. (JBlog Quadrinhos)
0 comentários:
Postar um comentário