Pages

Pages - Menu

sábado, 31 de janeiro de 2009

Masturbação pode ser boa para homens acima de 50

O prazer solitário pode fazer bem à saúde dos homens – ou mal, dependendo da idade. Segundo um artigo publicado no British Journal of Urology, jovens de 20 e 30 anos que se masturbam freqüentemente podem ter mais chances de desenvolver câncer de próstata, enquanto homens acima dos 50 diminuem o risco da doença quando fazem da prática uma constante.

De acordo com o estudo, o câncer de próstata é causado pela testosterona, o hormônio sexual masculino. Homens com altos níveis dessa substância tendem a ter mais desejo sexual e mais câncer de próstata, mas após os 50, a masturbação pode proteger a glândula contra doenças por remover toxinas que se acumularam durante a vida.

Segundo o jornal The Independent, a pesquisadora que liderou o trabalho, Polyxeni Dimitripolou, explicou que, à medida que o homem envelhece, o organismo acumula toxinas através dos pulmões e da alimentação. A atividade sexual, porém, é capaz de ajudar a eliminar esses resíduos.

Já nos homens mais jovens, a masturbação pode ser prejudicial porque a próstata ainda está crescendo e se encontra mais suscetível a mudanças hormonais.

Para a pesquisa, realizada por estudiosos da Universidade de Nottingham, foram entrevistados mais de 400 homens diagnosticados com câncer de próstata antes dos 60 anos. Eles relataram seus hábitos sexuais nas décadas anteriores. Os entrevistados eram na maioria homens mais velhos, já que a incidência deste tipo de câncer em homens com menos de 50 anos é bastante incomum.

O foco, no entanto, era estudar as ligações entre a doença e a atividade sexual na juventude, para avaliar se há consequências no longo prazo.

Os cientistas concluíram que aqueles que foram mais ativos sexualmente durante seus 20 anos – seja por relações sexuais ou masturbação – estão mais propensos a ter câncer. Já os homens acima de 50, com uma vida sexual ativa – masturbação e sexo mais de 10 vezes por mês – podem contar com uma pequena proteção contra a doença.

Para Polyxeni, o estudo apenas abre o assunto para o debate. Segundo a pesquisadora, as ligações entre masturbação e câncer de próstata precisam ser mais bem explicadas.

“Mas o que diferencia nossos estudos dos anteriores é que focamos em grupos de jovens e incluímos relações sexuais e masturbação nos vários estágios da vida”, disse a cientista. (Época)

0 comentários:

Postar um comentário