Pages

Pages - Menu

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Brasil vai ajudar na libertação de reféns na Colômbia

Brasil vai fornecer apoio logístico e helicópteros para a operação de libertação de seis reféns sequestrados pelas Farc na Colômbia, informou nesta sexta-feira o embaixador brasileiro em Bogotá.

"Vamos dar a esta operação os meios logísticos, mas é uma operação que será conduzida sob a responsabilidade da Cruz Vermelha", disse o embaixador Valdemar Carneiro Leão.

"Nossa participação limita-se exclusivamente ao apoio logístico à Cruz Vermelha, para que esta operação possa acontecer", acrescentou o embaixador.

"Estamos falando de meios logísticos e isso envolve essencialmente helicópteros, disse o embaixador, acrescentando que o governo brasileiro recebeu autorização da Colômbia.

Leão esclareceu também que a participação brasileira não significa uma mediação com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Mais cedo, uma fonte próxima ao caso, que pediu para não ser identificada, disse que o Brasil emprestará ao menos dois helicópteros com as respectivas tripulações, que vão buscar os reféns no local que os guerrilheiros das Farc determinarem, na selva colombiana.

Não foi possível determinar se as aeronaves serão do governo brasileiro ou de um serviço particular contratado pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICR).

O CICR informou em comunicado que o "Brasil foi considerado por sua proximidade geográfica e pelas facilidades logísticas que poderia oferecer ao processo". (Reuters)

0 comentários:

Postar um comentário