Com um time formado apenas por jogadores que atuam no país, a seleção brasileira sub-20 estreia nesta terça-feira no Sul-Americano da categoria, na Venezuela, com o objetivo de quebrar a recente hegemonia da bicampeã mundial e olímpica Argentina nas competições de base. O primeiro compromisso da equipe nacional, fracassada nos torneios vencidos pela maior rival, é contra o Paraguai, em Puerto Ordaz, pelo grupo B. O confronto está marcado para as 23h30 (de Brasília).
Em sua grande maioria, a equipe comandada por Rogério Lourenço é formada por rostos desconhecidos da torcida. O corintiano Dentinho, um dos destaques da campanha do título da Série B de 2008, será o mais famoso do grupo. Seu provável companheiro de ataque é Alan Kardec, conhecido nome do Vasco da Gama. Torcedores do Grêmio também devem reconhecer o meia Douglas Costa, revelação da equipe vice-campeã nacional.
Dentinho é um dos rostos conhecidos da seleção brasileira sub-20.
A seleção brasileira está no grupo B do Sul-Americano ao lado de Paraguai, Bolívia, Chile e Uruguai. No grupo A estão, além da Argentina, Peru, Equador, Colômbia e a anfitriã Venezuela. Os três melhores classificados de cada chave avançam para o hexagonal decisivo. A equipe que mais somar pontos é a campeã.
A primeira edição do Sul-Americano sub-20 foi disputada em 1954, também na Venezuela, com o Uruguai se sagrando campeão. A equipe celeste venceu ainda as duas edições posteriores do torneio que, até 1988, era disputado por juniores (até 19 anos).
Até então, o Brasil havia vencido apenas três vezes a competição (1974, 1983, 1985). Depois que o limite de idade subiu, se tornou o maior ganhador de títulos dentro do continente. Venceu as edições de 88, 91, 92, 95, 2001 e 2007. (UOL)
0 comentários:
Postar um comentário