Em entrevista coletiva, Chan disse que "um novo vírus é o responsável por estes casos" e que "a situação está evoluindo muito rapidamente".
Embora a OMS ainda não tenha lançado um alerta de epidemia, Chan afirmou que "está claro que se trata de um vírus animal que foi transmitido ao homem" e que a situação "tem um potencial pandêmico", já que as "pessoas estão sendo infectadas".
A diretora-geral da OMS confirmou que ainda hoje o comitê de emergência da OMS se reunirá em Genebra para "avaliar uma série de questões e possivelmente dar recomendações temporárias para proteger a saúde pública.
Chan, que ontem à noite voltou correndo para Genebra num vôo que partiu dos EUA, onde estava para assumir a gestão desta crise, afirmou que "outros focos da doença não foram detectados em nenhuma outra parte do mundo".
Porém, pediu que todos os países notifiquem imediatamente casos anormais de pneumonia ou de gripe.
Segundo a especialista, diferentemente da gripe comum, que atinge mais crianças e idosos, a gripe suína é mais comum entre adultos jovens e com boa saúde. Chan também desmentiu os rumores de que vários profissionais da área da saúde se contaminaram.
"No México, há dois profissionais de saúde que contraíram a doença. Nossos especialistas estão estudando, com as autoridades mexicanas, em que circunstâncias isto ocorreu", ressaltou.
Até o momento, 20 pessoas morreram de gripe suína no México, mas há mais de mil pessoas com pneumonia em observação.Chan disse que os casos nos Estados Unidos, onde não houve mortes, são leves. EFE
0 comentários:
Postar um comentário