Mesmo navegando pelas páginas da internet é possível pegar vírus? Em uma palavra: sim. Porém isso não é normal e pode ser evitado de uma maneira muito simples: mantendo o navegador e softwares relacionados atualizados.
Vírus são programas, ou seja, código de computador. Uma página web é composta de dados que, uma vez acessados, são processados pelo seu navegador (o programa) para serem exibidas na tela. Logo, a visita a uma página web só envolve a execução de softwares legítimos - seu navegador, o plug-in do Flash ou talvez do Windows Media Player.
No entanto, se algum desses aplicativos tiver alguma falha de segurança, a página pode enviar dados maliciosos, que ativarão a brecha, permitindo que esses dados sejam executados pelo computador como se fossem código (programa). Daí você pode ser infectado.
É por isso que é imprescindível manter o navegador e todos os plug-ins usados durante a navegação atualizados. As versões mais novas, além de terem mais recursos, geralmente também são corrigem as vulnerabilidades existentes na versão do anterior. Se você navegar na web com um Internet Explorer desatualizado, muitos sites poderão infectá-lo assim que você os visitar.
Infelizmente, existem as chamadas brechas “dia zero” (“zero day”). Essas falhas que ainda não foram corrigidas, mas já que estão sendo aproveitadas por criminosos. Nesses casos não basta manter o navegador atualizado -- será necessário usar outro software ou aplicar configurações de segurança extra até que uma correção seja disponibilizada. Uma vulnerabilidade desse tipo foi encontrada em dezembro e corrigida uma semana depois.
Quem ainda não instalou a atualização para essa falha, por exemplo, está vulnerável e poderia ser infectado por um site malicioso que a utiliza. Quem já atualizou está protegido. Antivírus não substituem a atualização do sistema! (Altieres Rohr)
0 comentários:
Postar um comentário