Barack Obama é o 44º presidente norte-americano. (Imagem: Veja)
Barack Obama faz história nesta terça-feira ao se tornar o primeiro presidente negro dos Estados Unidos, impulsionado por uma onda de otimismo da população quanto à sua capacidade de lidar com a pior crise econômica em sete décadas, duas guerras e vários outros problemas internacionais.
Obama, 47 anos, filho de um negro do Quênia e de uma branca do Kansas, deve prestar juramento por volta de 12h (15h em Brasília), nas escadarias do Congresso. Para isso, colocará a mão sobre a mesma Bíblia usada por Abraham Lincoln para tomar posse em 1861.
A posse marca também a realização dos sonhos de, entre outros, gerações de afro-americanos que sofreram a escravidão e depois da segregação racial oficial, que os reduzia a cidadãos de segunda classe.
Ainda durante a madrugada, apesar do frio intenso, multidões encapotadas já se dirigiam para o local da posse e para o contíguo Mall, avenida monumental de Washington, com um imenso gramado central, que começa no Congresso.
Mais de 1 milhão de pessoas devem lotar o Mall. Vários de telões transmitirão a cerimônia.
Nunca um presidente dos EUA começou seu mandato gozando de tanta confiança da população - aprovação de 78 por cento na última pesquisa Gallup.
Num discurso de posse que está sendo preparado há semanas - e que está entre os mais aguardados da história -, Obama deve convocar os americanos para uma era de responsabilidade e união contra as dificuldades. O discurso será lido por Obama pouco depois do juramento. Autor de talento (suas duas autobiografias são best-sellers) e poeta político (seus inspirados discursos foram um elemento-chave em sua vitória), Obama é visto por alguns como o anfitrião da Casa Branca mais culto desde Lincoln. (Com agências Reuters e France-Presse)
0 comentários:
Postar um comentário