Pages

Pages - Menu

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Sobrevida dobra para soropositivos no Brasil

A sobrevida média de pacientes com Aids no Brasil dobrou nos últimos 12 anos, informa estudo do Ministério da Saúde. O documento diz que o diagnóstico precoce e o acesso a medicamentos anti-retrovirais aumentaram o tempo de vida dos infectados.

A chance de uma criança com menos de 13 anos sobreviver até os dezoito anos aumentou de 25% para 86%. No entanto, a incidência do vírus HIV entre pessoas com mais de 50 anos praticamente dobrou entre 1996 e 2006. O número de casos a cada 100 mil habitantes passou de 7,5 para 15,7. Para o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, os dados mostram mais atividade sexual entre as pessoas mais idosas.

A diretora do Programa Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids, Mariângela Simão, afirma que se trata de faixa etária mais resistente à prevenção e explica que essa população iniciou a vida sexual numa época em que a camisinha era apenas um anticoncepcional.Entre 1980 e 2008 foram registrados 506 mil casos de Aids no Brasil. O País é considerado referência para o tratamento da síndrome e já fabrica alguns anti-retrovirais.
(Jovem Pan Online)

0 comentários:

Postar um comentário