Pages

Pages - Menu

domingo, 23 de novembro de 2008

População teme o câncer, mas ignora as informações preventivas

A doença mais temida da atualidade, que atinge homens e mulheres de diferentes faixas etárias, assusta, mas não consegue mobilizar a população. São vários os exames que podem garantir um diagnóstico precoce e que ainda são desconhecidos.


Estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para 2008 é de aproximadamente 470 mil novos casos, incluindo todas as regiões brasileiras e tipos de tumores. "No Brasil, infelizmente, o único programa de prevenção utilizando exames de imagem que temos consolidado é o de câncer de mama", revela o radiologista Marcelo Canuto, do Pasteur Medicina Diagnóstica/DASA.


Mas para que os resultados e os tratamentos sejam mais positivos é preciso que a população se preocupe mais com o problema. Equipamentos de ressonância magnética e de tomografia computadorizada apresentam muita eficácia para a identificação de alterações em órgãos como pulmões, rins, fígado, cérebro e outros.

"Exames de sangue, direcionados aos marcadores tumorais - para ovários, intestino, pâncreas, fígado e próstata, por exemplo - também são muito resolutivos quando se trata de detecção precoce para pacientes de risco", conta o médico.

Os exames de imagem também são indicados em avaliações pré-operatórias e acompanhamentos rádio e quimioterápicos. Além de garantir mais precisão e agilidade no diagnostico "Eles permitem que o médico avalie com exatidão se o tumor está respondendo aos medicamentos, assim como possibilitam que o especialista saiba todas as características (como tamanho e localização exata) antes da intervenção cirúrgica ou do início do tratamento", finaliza Marcelo Canuto.
(Hotnews)

0 comentários:

Postar um comentário