Pages

Pages - Menu

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Microsoft fecha portas para compra total do Yahoo!

Nesta quarta-feira (19), o CEO (Chief Executive Officer) da Microsoft, Steve Ballmer, afirmou que a maior fabricante de softwares do mundo desistiu da aquisição total do grupo Yahoo!. Ainda assim, deixou portas abertas para uma potencial negociação em torno da ferramenta de buscas da companhia de Jerry Yang.

No início desta semana, Yang colocou sua cadeira à disposição diante do insucesso nas negociações, em decisão tomada em conjunto entre o co-fundador do grupo e a diretoria da companhia. Assim que o Yahoo! encontrar um sucessor, Yang deixa o cargo.

A saída de Yang poderia representar para a facilitação de um acordo com a Microsoft, fato refutado pela declaração de Steve Ballmer nesta quarta-feira: "Encerramos todas as discussões de aquisição com o Yahoo!", salientou o CEO da Microsoft.

Apesar de deixar em aberto a possibilidade de retomada das conversas apenas pela integração da ferramenta de buscas do Yahoo!, as ações da grupo de Yang respondem com expressiva desvalorização às declarações, desabando mais de 17% na bolsa de Nova York.

Negócio complicado
As conversas entre Microsoft e Yahoo! se prolongam desde o ano passado, marcadas com consecutivos rumores e insucessos. Em maio de 2008, o Yahoo! recusou uma oferta de US$ 50 bilhões.


O meio do processo foi marcado pela polêmica atuação investidor bilionário Carl Icahn, que tentou assumir o controle do conselho de administração do Yahoo! e fechar a transação, atuação conhecida como "proxy fight".

A negociação entre as duas empresas revela a batalha travada pelo mercado de publicidade na internet, liderado pela Google. Ambas as empresas têm buscado alternativas para fazer frente ao popular site de busca e seu mecanismo de anúncios, o que fazia da fusão algo natural para alguns analistas.
(MSN)

0 comentários:

Postar um comentário