Pages

Pages - Menu

domingo, 23 de novembro de 2008

Após um ano, TV digital chega a 0,3% da população brasileira

A TV digital atingirá 645 mil espectadores até o final deste ano, quando completará um ano em operação desde sua estréia oficial. O dado, que corresponde a 0,3% da população, foi divulgado nesta terça-feira (4) pelo Fórum SBTVD (Sistema Brasileiro de TV Digital), com base nos dados da Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos).

O número de 645 mil telespectadores surge da estimativa de venda de receptores. De acordo com a associação, a previsão de vendas até o fim de 2008 é de 150 mil receptores fixos (conversores embutidos ou externos). A associação considera que cada aparelho atinge 3,3 telespectadores e ainda acrescenta nesta conta 150 mil receptores móveis (como de celulares), para os quais se calcula uma pessoa por dispositivo.

Dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do IBGE) divulgada em 2006 indicam que 93% dos domicílios possuem televisores no país. Para fins de comparação: 42 milhões de pessoas têm acesso a internet (23%), de acordo com pesquisa do Ibope do segundo trimestre deste ano.

As cidades de Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia e Porto Alegre, já recebem oficialmente o sinal digital. A próxima a estrear será Salvador, em dezembro.

O fórum já confirmou que a transmissão chegará a 2009 sem a interatividade. Isso porque o Ginga, sistema que leva ao aparelho o uso interativo, ainda está em fase de especificação por parte da equipe que colabora com o fórum. Depois, as especificações para a tecnologia ainda precisam ser aprovadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

A previsão mais otimista é que a interatividade funcione em algum momento do próximo semestre.
(Redação Brasil News / Folha Online)

0 comentários:

Postar um comentário