Pages

Pages - Menu

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Senador diz que refugiados bolivianos devem continuar no Brasil

Os bolivianos que fugiram para o Brasil após o conflito violento de Pando, norte da Bolívia, não retornarão ao país, apesar da suspensão do estado de sítio nesse departamento, porque "sua segurança não está garantida", afirmou hoje o senador opositor Roger Pinto.

Em entrevista à Agência Efe, o senador por Cobija, capital de Pando, do bloco opositor Poder Democrático e Social (Podemos) disse que, apesar de ter sido suspenso o estado de sítio, os cidadãos "continuam sendo perseguidos".

Pinto denunciou que, em Brasiléia (AC), há mais de mil bolivianos que fugiram após os violentos confrontos de setembro que "não pensam em voltar por medo".

Segundo o senador, os refugiados que vivem graças à solidariedade dos cidadãos brasileiros só retornarão se o Governo lhes der garantias de que podem fazê-lo "sem perseguições e retaliações".

Pinto denunciou ainda que algumas pessoas detidas sexta-feira (21), por exemplo, estão sendo tratadas "como delinqüentes" e sem conhecer os motivos de sua reclusão, e acusou o Governo Boliviano de "semear o medo" com este tipo de medidas.
(Redação Brasil News)

0 comentários:

Postar um comentário