Pages

Pages - Menu

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Formação de professores é modelo no Acre

Ao abrir um curso de graduação, quase sempre uma licenciatura, em cada um dos 22 municípios do estado, a Universidade Federal do Acre (Ufac) oferece ao País um modelo de formação de professores com realidade local e regional. As informações são do Ministério da Educação.

Essa capacidade de inserção foi destacada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, ao dar posse à reitora Olinda Batista Assmar. O modelo adotado no Acre compreende um sistema de parceria entre a Ufac, a secretaria estadual de educação e cada uma das 22 secretarias municipais de educação.

A participação da secretaria estadual e das secretarias municipais no programa de formação é com infra-estrutura - salas de aula, biblioteca e laboratório de informática, além de pessoal de apoio.

Num período de oito anos, explica a secretária de educação do estado, Maria Correia da Silva, o índice de graduação dos professores da rede, na área urbana, passou de 26% para 80% neste ano.

A projeção é ter 100% dos professores com graduação em 2010. O desafio agora é oferecer licenciatura aos professores que trabalham na área rural. A essa conjuntura favorável, os professores da rede pública estadual também somam um plano de carreira e piso salarial.

A reitora explica que para atender aos municípios, a universidade montou um banco de professores que vão a cada localidade ministrar os conteúdos de sua área.

Na área rural a instituição está construindo um núcleo de educação a distância, com tutores, para levar a formação superior a esses docentes. Outro desafio é criar um programa de formação continuada para os professores que já têm licenciatura.

Na avaliação de Fernando Haddad, o Acre é referência de organização da educação pública. "O estado tem um rumo definido". Para ele, o desafio da universidade é propor novos projetos que valorizem a enorme biodiversidade e a segurança ambiental da região, áreas onde o conhecimento tem peso fundamental.

A Universidade Federal do Acre oferece 42 cursos de graduação nos campi de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, sendo dez noturnos; sete licenciaturas para formação de professores, um bacharelado e cinco mestrados institucionais. Tem 9.075 alunos, 450 professores e 519 servidores técnico-administrativos.

(Redação Terra)

0 comentários:

Postar um comentário