
Antes da mudança, as placas de vídeo eram classificadas pela Receita Federal como um tipo de circuito eletrônico que não pagava imposto de importação ao entrar no Brasil e a alíquota de IPI, o Imposto sobre Produtos Industrializados, aplicada sobre este tipo de circuito era de apenas 2%.
Agora com a alteração nas regras, as placas que forem importadas legalmente precisarão recolher 15% de seu valor em imposto de importação, com o IPI subindo de 2 para 16%. Além disso, como estes impostos também incidem sobre outros tributos, o impacto esperado é um aumento de cerca de 50% no preço final das placas.
A justificativa da Receita Federal para esta mudança é que ela visa incentivar a produção local das placas de vídeo. As empresas que fizerem a importação dos componentes das placas e a montagem aqui no Brasil terão mais vantagens fiscais do que um importador que trouxe as placas já prontas para o país.
A Receita Federal informou que a mudança afeta apenas as placas de vídeo. Componentes como placas-mãe, processadores e memórias não são afetados. MSN TECNOLOGIA
0 comentários:
Postar um comentário