Pages

Pages - Menu

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Lideranças indígenas do Brasil e países vizinhos realizam grande encontro em Manaus

Lideranças indígenas do Brasil, Bolívia, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname, se reúnem em Manaus entre os próximos dias 15 e 18 no evento batizado de “Grande Encontro dos Povos – Saberes, Povos e Vida Plena em Harmonia com a Floresta”.


O evento terá uma ampla programação e acontecerá no Hotel Taj Mahal, no centro de Manaus. Um dos participantes é o cacique kayapó Raoni Txucurramãe (foto), uma das principais lideranças contrárias à construção da hidrelétrica de Belo Monte, no Xingu.


Temas atuais como mudanças climáticas, REDD, o mercado de carbono, repartição de benefícios sobre recursos genéticos e saberes tradicionais estão nos centros do debate.


O objetivo é unir as organizações dos povos indígenas e dialogar junto a movimentos ambientalistas mundiais e instituições sociais e internacional, para construir - respeitando a diversidade e saberes tradicionais-, uma alternativa a sobrevivência da Floresta e de todas as formas de vida do planeta.


Protesto


O evento é organizado pela Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (Coica) em parceria com a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab).


Esse Grande Encontro irá tomar decisões estratégicas sobre temas relacionados à Amazônia e para toda a humanidade, debatendo propostas das lideranças indígenas e representantes do sistema das Nações Unidas, europeus e sul-americanos, os bancos multilaterais, ambientalistas e movimentos sociais, nas escolhas de ações específicas sobre os processos globais.


Pensando juntos, do local ao global, as organizações também reafirmarão a luta pelo reconhecimento dos direitos coletivos de defesa e sobrevivência da vida povos indígenas da Amazônia e defesa legal de seus territórios, assim como o respeito ao meio ambiente e do ecossistema amazônico.


Durante o evento, está marcado um protesto no Largo Mestre Chico, no Centro de Manaus, contra a construção de projetos de construção de hidrelétricas na Amazônia.


No Largo Mestre será instalado um palco para que a população de Manaus possa se unir a essa grande festa de alegria e protesto, pela defesa da Amazônia e dos povos da floresta. Fonte: PORTAL A CRÍTICA

0 comentários:

Postar um comentário