Entre os dez aeroportos mais movimentados do Brasil, o aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos, é o que mais coleciona atrasos em voos. Lá, 25% das decolagens acontecem depois do horário previsto. Os dados foram divulgados pelo último Anuário do Transporte Aéreo da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).O relatório, concluído em julho, tem 2010 como ano-base. Por outro lado, também fica em São Paulo o aeroporto mais pontual: Viracopos, em Campinas, registra 88% de voos nos horários certos. Em 2010, o mesmo relatório da Anac mostrou que o Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, ocupava a primeira posição no ranking de atrasos. O atual campeão Cumbica ficava em sexto lugar.
A Anac considera atrasados os voos que partem quinze minutos depois do previsto. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) tolera até meia hora. A Infraero não quis se manifestar sobre os números do anuário.
Os dados divulgados nesta semana revelam que a eficiência da aviação comercial ─ que leva em conta a regularidade e a pontualidade ─ caiu de 80,6% em 2009 para 77,1% no ano passado. A habilidade das companhias aéreas em decolar na hora marcada caiu de 87% para 83%.
A Anac informou que os passageiros que pretendem sair de Cumbica para Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro ou Salvador devem estar preparados: é bastante provável que o voo atrase. Essas são as rotas mais movimentadas. Outros trajetos com índice de atraso próximo a 25% são os de Congonhas para Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. FONTE: AGÊNCIA ESTADO




0 comentários:
Postar um comentário