Pages

Pages - Menu

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Membro do Village People vai à justiça para retomar direitos de 'YMCA'

Um dos integrantes do grupo dos anos 70 Village People, Victor Willis, está lançando um processo pelos direitos autorais da música "YMCA".



Willis, que atualmente vive no País de Gales com a esposa, Karen, espera conseguir os direitos autorais de 33 músicas ao todo.



As companhias que têm os direitos das músicas do Village People, a Can't Stop Productions e a Scorpio Music, alegam que Willis trabalhou nestas músicas como autor contratado pelas companhias.



Mas Karen Willis, que é advogada, afirma que o marido espera ganhar a batalha judicial. O casal está atualmente na Califórnia para o processo de direitos autorais.



"Meu marido, Victor, está tentando retomar os direitos de cerca de 33 músicas". disse Karen. "Entre elas estão aquelas que ele escreveu como o autor original para o Village People e, claro, "YMCA". Ele escreveu muitas músicas para Patrick Juvet, The Ritchie Family e outras bandas."



CONFIANTES - Karen Willis afirma que Victor está "muito confiante" em relação ao processo.



"Nos Estados Unidos existe algo maravilhoso chamado Lei dos Direitos Autorais, de 1976, que permite que os artistas reivindiquem os direitos de suas músicas 35 anos depois de seu lançamento", explicou a advogada.



"'YMCA' foi gravada em 1978 e, em 2013, terão se passado 35 anos. Estamos ansiosos para conseguir os direitos autorais", acrescentou.



Mas, para Stewart Levy, advogado das duas companhias, o Village People era apenas um grupo criado pelas gravadoras.



"O Village People era um grupo conceito, criado pelos meus clientes, que escolheram as pessoas e as fantasias", disse Levy em uma entrevista ao jornal "The New York Times".



"Nós contratamos este cara. Ele era um empregado, demos a ele o material e um estúdio para gravar e controlamos o que foi gravado, onde, em que horas e o que eles faziam."



Mas Karen Willis contesta esta declaração.



"Ele escreveu as músicas fora do grupo, em casa e em quartos de hotel", disse.



O Village People foi formado em 1977 e tem músicas famosas como "Go West", "In The Navy" e "Can't Stop the Music".



Seus seis integrantes se vestiam com fantasias como policial, marinheiro ou índio. Victor Willis inicialmente assumiu o papel de policial e, depois foi o oficial da marinha. FONTE: BBC BRASIL

0 comentários:

Postar um comentário