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quinta-feira, 19 de maio de 2011

Médicos exigem a "morte" de Ronald McDonald

Centenas de médicos americanos participam de uma campanha para proibir a rede McDonald's de promover seus produtos entre as crianças e forçar a gigante do fast food a eliminar seu principal mascote, o palhaço Ronald McDonald.

Uma carta aberta sobre o assunto foi publicada em grandes jornais do país nesta quarta-feira (18), coincide com uma reunião anual dos diretores do McDonald's em Chicago, nesta quinta-feira (19). Um grupo de religiosas já havia proposto que o McDonald's publicasse na ocasião um documento avaliando sua resposta às "preocupações da opinião pública a respeito da relação entre fast food e obesidade infantil".

A carta dos médicos vai além e pede McDonald's que o McDonald's deixe de incluir brindes em seus no McLanche Feliz, em razão de os lanches conterem muitas calorias e serem ricos em sal, gordura e açúcar.

A carta faz parte de uma campanha da organização sem fins lucrativos Corporação de Responsabilidade Internacional (Corporate Accountability International), conhecida por sua luta para que a marca de cigarros Camel deixe de usar seu mascote, o camelo Joe.

O palhaço Ronald McDonald - que com seus enormes sapatos e cabelos vermelhos enfeita as entradas dos restaurantes da rede - tem sido usado por décadas como um simpático porta-voz corporativo.

Em um comunicado, o McDonald's defendeu seu mascote, seus cardápios e sua política de publicidade.

– Como o rosto da Ronald McDonald House Charities [braço encarregado das atividades de caridade do grupo], Ronald é um embaixador a serviço do bem, que dá mensagens importantes às crianças sobre segurança, alfabetização e um estilo de vida ativo e equilibrado. [...] Servimos alimentos de alta qualidade e nossos McLanches Felizes propõem opções e variedade nas porções adaptadas às crianças.

A obesidade infantil triplicou nos últimos 30 anos nos Estados Unidos. Atualmente, uma criança em cada três tem excesso de peso ou é obesa no país. FONTE: AFP

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