Pages

Pages - Menu

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Brasileiro é finalista de festival universitário de dança na Rússia

O estudante brasileiro Danilo Prestes é bacharel em artes e atualmente faz mestrado na Universidade Russa da Amizade dos Povos, uma das mais prestigiadas instituições de ensino da Rússia. Além dos projetos que desenvolve sobre como a cultura pode ajudar na formação de crianças e jovens menos favorecidos, Danilo, de 24 anos, desenvolveu em Moscou seu talento como dançarino e coreógrafo. Uma criação sua que mostra elementos da dança tradicional russa é finalista de um festival cultural entre as universidades da Rússia. A final será nesta quinta-feira (26) em um hotel da capital russa.

A coreografia criada por Danilo mistura dança e teatro. O grupo é composto por dez pessoas, contando com ele. A trupe tem ainda outro brasileiro, russos, bielorrussos, panamenho e uma moça do Cazaquistão. A apresentação na fase classificatória arrancou aplausos. “Pegamos uma festa tradicional russa, como se fosse uma festa junina, e inserimos alguns jogos na coreografia, como brincadeiras com panquecas, uma simulação de uma boneca de papel que depois é queimada em uma fogueira de mentirinha”, conta.

Danilo estuda naquela universidade desde 2005. Ele fez o curso de graduação em artes e agora faz mestrado. “Sempre gostei de dança, mas não dava muita importância no Brasil. Quando cheguei à Rússia comecei a participar do grupo de dança na universidade, aprendi danças típicas e tradicionais de todos os países e ensinei os russos a dançar frevo e samba.”

A Universidade Russa da Amizade dos Povos recebe muitos estrangeiros e tem um curso intensivo de russo. Ele diz que atualmente 26 brasileiros estudam na universidade, alguns em jornalismo, medicina, relações internacionais e outros no curso de línguas para aprender russo. “Dá para aprender a falar ao final do primeiro ano”, diz Danilo.

Estudante é neto de Luiz Carlos Prestes - Sua ida à Rússia tem uma razão especial: Danilo nasceu em Moscou onde os pais moravam como exilados políticos do Brasil ainda na época da União Soviética. Quando ele tinha apenas um ano de idade, a família voltou para o Brasil e foi morar em Santos.

A mãe de Danilo, Mariana, é filha do segundo casamento de Luiz Carlos Prestes, o famoso político e líder comunista brasileiro que comandou o movimento chamado Coluna Prestes (1925-1927) e que morreu em 1990.

Danilo conviveu pouco com o avô. Ele tinha quatro anos quando Prestes morreu. “Minha mãe diz que eu conheci, mas era muito pequeno para lembrar. Mas tenho muito orgulho em dizer que sou neto do Luiz Carlos Prestes”, afirma. “Estudei muito sobre ele na escola, li livros sobre sua trajetória e acredito muito nos ideais dele. Mas sei que os tempos mudaram. Muita coisa mudou no Brasil, e também na Rússia. Hoje não posso dizer que se deva fazer o que ele buscou fazer.” FONTE: G1

0 comentários:

Postar um comentário