Pages

Pages - Menu

terça-feira, 24 de maio de 2011

Sarkozy abre G8 da internet com chamado para 'liberar a rede'

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, abriu nesta terça-feira (24) uma conferência em Paris que reúne empresários da área tecnológica para discutir a regulamentação da internet. A reunião de dois dias antecede a cúpula do G8, que irá acontecer em Deauville, no noroeste da França. Durante a abertura, Sarkozy fez um chamado para “liberar a internet” e aproveitar “essa revolução para melhorar a vida das pessoas”.

“Alguns dos países mais poderosos do mundo têm de reconhecer o papel de vocês na história”, afirmou o presidente diante de 1 mil personalidades da área tecnológica, como o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, e o presidente do Google, Eric Schmdit.

As vésperas do encontro que reunirá os chefes de Estado das oito potências mais industrializadas, Sarkozy assinalou que "os países não podem perder a oportunidade de progresso” que a internet representa para “reforçar a democracia, o diálogo social e a solidariedade”.

Promotor do encontro de dois dias realizado em Paris pela primeira vez, Sarkozy destacou que os chefes de Estado do G8 têm de enfrentar "com humildade" o desafio que representa a internet. Apesar do enorme impacto da rede, Sarkozy assinalou que "os governos são os únicos representantes legítimos da vontade geral" e advertiu dos riscos de "caos e anarquia" que pode representar esquecê-lo.

O presidente francês pediu uma reflexão para que a internet favoreça a cobrança de direitos autorais e que e respeite a propriedade intelectual, a fim de que "a web não acabe com a criação". Ele ressaltou a presença da internet nas revoltas da Tunísia e do Egito, mas acrescentou o caso do Irã, que "embora não tenha levado à saída do presidente, foi o primeiro caso onde a rede teve um papel considerável".

Neste sentido, Sarkozy indicou que "a internet livre faz a diferença entre uma ditadura e uma democracia" e acrescentou que "os que tentaram impedir o serviço ficaram do lado das ditaduras". Convencido de que a internet avançará no mundo todo apesar de "não ter bandeiras nem slogans", o presidente francês assinalou que "a rede pertence a todo o mundo”. FONTE: EFE

0 comentários:

Postar um comentário