Índios têm dificuldades para se manter no mercado de trabalho porque falta orientação adequada de professores, dizem especialistas
As escolas brasileiras não preparam os alunos indígenas para a faculdade – e muito menos para o mercado de trabalho – mostram os resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), avaliações feitas pelo MEC (Ministério do Trabalho) e divulgadas neste mês. As deficiências estão em diferentes Estados.
A pior escola da cidade de São Paulo no ensino fundamental de 1ª a 4ª série no Ideb é indígena, a Djekupe Amba Arandy, e uma outra está entre as três piores da capital paulista, a Indígena Guarani Gwyra Pepo. A menor nota do Enem em todo o Brasil ficou para uma escola no Amazonas, a Dom Pedro I, em Santo Antonio do Içá. Todas pertencem às redes estaduais de ensino. O número só não foi maior porque poucas escolas indígenas participaram dessas avaliações, já que na maioria dos Estados os governos orientam esses centros a ignorar as provas do ministério.
Universidade - Maria do Carmo Santos Gomite, coordenadora do curso de pedagogia especial da USP (Universidade de São Paulo), voltado para educação escolar do índio, diz que a intenção das escolas indígenas realmente não é preparar o aluno para a universidade.
- A atenção maior é com a preservação da cultura de seu povo, da língua e tradições. Por isso, o português só quando ele [índio] entra na escola, com sete anos. A formação de educadores indígenas é recente, a atenção à escola desse tipo também. Não sabemos se teremos um índio médico daqui a um tempo; podemos ter, mas agora, a prioridade é a sua cultura.
Se por um lado os alunos ganharam a possibilidade de continuar os estudos com educadores índios, por outro, a diferença do currículo escolar os deixa atrás se comparados aos alunos das escolas não indígenas. O curso superior da USP, para a capacitação de professores indígenas para dar aulas de 5ª a 8ª série, por exemplo, foi criado há cinco anos. Antes havia apenas o magistério nível médio, que formava educadores de 1ª a 4ª série do ensino fundamental.
Para Roberto Liebgott, vice-presidente do Cimi (Conselho Indigenista Missionário), a integração total dos índios no mercado dificilmente acontecerá “por causa da cultura desses povos”. Ele diz que o nível de evasão entre os índios que fazem faculdade é muito alto, pois os estudantes não conseguem acompanhar o ritmo das aulas, não se sentem parte do ambiente e acabam desistindo antes de pegar o diploma.
- Aqui [no Brasil] se tenta fazer uma mescla entre educação dos povos indígenas com o nosso modelo educacional. Isso jamais vai corresponder à realidade.
A reportagem solicitou ao MEC dados sobre a evasão escolar, mas o ministério informou que não há dados segmentados por contingentes populacionais.
Exames - O Enem e o Ideb foram aplicados para alunos de todo o país e o sistema educacional brasileiro segue os parâmetros desses exames. Ou seja: se não estão alinhadas com o oferecido nos outros centros de ensino, as escolas indígenas formarão alunos com forte defasagem no currículo. Eles chegam à universidade sem base para competir com os colegas no mercado de trabalho porque não conseguem responder às exigências do universo profissional.
Os especialistas ouvidos pelo R7 concordam que as comunidades indígenas não podem ser atendidas por avaliação única. Para Maria do Carmo “é impossível comparar uma criança educada em uma escola com disciplinas voltadas à cultura indígena, com os estudantes de fora das aldeias”. Liebgott concorda.
- A maioria das escolas indígenas está nas comunidades, aldeias. O enfoque [escolar] deve ser diferenciado, a partir dos princípios e dos modelos que cada povo tem com a educação.
Mudanças - Algumas secretarias da educação, como a do Amazonas, estudam a criação de provas específicas para avaliar as escolas indígenas. A de São Paulo diz que esses centros de ensino não participarão mais de exames como Enem e Ideb a partir deste ano por causa das diferenças culturais.
O MEC afirma que tem investido em ações de qualificação, como formação de professores, produção de materiais didáticos próprios e melhoria da infraestrutura. No ano passado, foi realizada a primeira Coneei (Conferência Nacional de Educação Indígena) “com a finalidade de ouvir e dar voz aos povos indígenas, para que eles possam colocar qual e como eles querem a educação escolar para suas comunidades”. R7
A pior escola da cidade de São Paulo no ensino fundamental de 1ª a 4ª série no Ideb é indígena, a Djekupe Amba Arandy, e uma outra está entre as três piores da capital paulista, a Indígena Guarani Gwyra Pepo. A menor nota do Enem em todo o Brasil ficou para uma escola no Amazonas, a Dom Pedro I, em Santo Antonio do Içá. Todas pertencem às redes estaduais de ensino. O número só não foi maior porque poucas escolas indígenas participaram dessas avaliações, já que na maioria dos Estados os governos orientam esses centros a ignorar as provas do ministério.
Universidade - Maria do Carmo Santos Gomite, coordenadora do curso de pedagogia especial da USP (Universidade de São Paulo), voltado para educação escolar do índio, diz que a intenção das escolas indígenas realmente não é preparar o aluno para a universidade.
- A atenção maior é com a preservação da cultura de seu povo, da língua e tradições. Por isso, o português só quando ele [índio] entra na escola, com sete anos. A formação de educadores indígenas é recente, a atenção à escola desse tipo também. Não sabemos se teremos um índio médico daqui a um tempo; podemos ter, mas agora, a prioridade é a sua cultura.
Se por um lado os alunos ganharam a possibilidade de continuar os estudos com educadores índios, por outro, a diferença do currículo escolar os deixa atrás se comparados aos alunos das escolas não indígenas. O curso superior da USP, para a capacitação de professores indígenas para dar aulas de 5ª a 8ª série, por exemplo, foi criado há cinco anos. Antes havia apenas o magistério nível médio, que formava educadores de 1ª a 4ª série do ensino fundamental.
Para Roberto Liebgott, vice-presidente do Cimi (Conselho Indigenista Missionário), a integração total dos índios no mercado dificilmente acontecerá “por causa da cultura desses povos”. Ele diz que o nível de evasão entre os índios que fazem faculdade é muito alto, pois os estudantes não conseguem acompanhar o ritmo das aulas, não se sentem parte do ambiente e acabam desistindo antes de pegar o diploma.
- Aqui [no Brasil] se tenta fazer uma mescla entre educação dos povos indígenas com o nosso modelo educacional. Isso jamais vai corresponder à realidade.
A reportagem solicitou ao MEC dados sobre a evasão escolar, mas o ministério informou que não há dados segmentados por contingentes populacionais.
Exames - O Enem e o Ideb foram aplicados para alunos de todo o país e o sistema educacional brasileiro segue os parâmetros desses exames. Ou seja: se não estão alinhadas com o oferecido nos outros centros de ensino, as escolas indígenas formarão alunos com forte defasagem no currículo. Eles chegam à universidade sem base para competir com os colegas no mercado de trabalho porque não conseguem responder às exigências do universo profissional.
Os especialistas ouvidos pelo R7 concordam que as comunidades indígenas não podem ser atendidas por avaliação única. Para Maria do Carmo “é impossível comparar uma criança educada em uma escola com disciplinas voltadas à cultura indígena, com os estudantes de fora das aldeias”. Liebgott concorda.
- A maioria das escolas indígenas está nas comunidades, aldeias. O enfoque [escolar] deve ser diferenciado, a partir dos princípios e dos modelos que cada povo tem com a educação.
Mudanças - Algumas secretarias da educação, como a do Amazonas, estudam a criação de provas específicas para avaliar as escolas indígenas. A de São Paulo diz que esses centros de ensino não participarão mais de exames como Enem e Ideb a partir deste ano por causa das diferenças culturais.
O MEC afirma que tem investido em ações de qualificação, como formação de professores, produção de materiais didáticos próprios e melhoria da infraestrutura. No ano passado, foi realizada a primeira Coneei (Conferência Nacional de Educação Indígena) “com a finalidade de ouvir e dar voz aos povos indígenas, para que eles possam colocar qual e como eles querem a educação escolar para suas comunidades”. R7
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