O mercado brasileiro de computadores comercializou 2,217 milhões de unidades nos três primeiros meses de 2009, segundo pesquisa da consultoria IT Data encomendada pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).
O volume representa uma queda de 12% sobre o mesmo período do ano passado, quando foram negociados 2,510 milhões de computadores.
Segundo o estudo, "a crise internacional determinou a saída de alguns fabricantes do mercado por falta de expectativa de negócios", mas a consultoria preferiu não citar nomes das empresas.
Além disso, "as indústrias promoveram mudanças em suas estratégias, focando as atividades na produção de desktops, volumes menores de produção e conservadorismo nas negociações", diz comunicado da Abinee à imprensa.Do total de PCs vendidos entre janeiro e março, foram comercializados 1,507 milhão de desktops e 710 mil notebooks.
Em relação ao primeiro trimestre de 2008, a venda de desktops apresentou retração de 18%, de acordo com a pesquisa. Já a venda de notebooks teve crescimento de 6,7%.Para 2009, a Abinee prevê que as vendas de PCs vão atingir cerca de 12 milhões de unidades, mesmo volume comercializado em 2008. INFO
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