Pages

Pages - Menu

sábado, 30 de maio de 2009

Avião que explodiu na Bahia bateu em árvore, diz jornal

O avião de pequeno porte que explodiu, na Bahia, na semana passada, teria batido em uma árvore, aproximadamente um quilômetro antes da chegada no aeroporto privado de um resort, em Trancoso. Segundo reportagem do jornal "O Estado de S. Paulo", publicada neste sábado (30), essa informação foi obtida após a conclusão da análise da caixa-preta. Depois da colisão, a aeronave teria voado desgovernada por cerca de 800 metros, até cair nas proximidades da pista de pouso. Catorze pessoas morreram.

A reportagem diz que os peritos chegaram a cogitar a hipótese de falha no motor, pois as hélices encontradas nos destroços apresentavam diferentes deformidades. Mas a gravação da caixa-preta não indica essa possibilidade. Os dois motores passam por avaliação em São José dos Campos (SP).

Os técnicos ainda não sabem o motivo do choque com a árvore. Uma das possibilidades é de que o acidente seja classificado como CFIT (sigla em inglês para Colisão com o Solo em Voo Controlado), a segunda mais frequente na aviação geral (táxi aéreo e jatos executivos).

Outra informação importante obtida com a degravação da caixa-preta é em relação às condições meteorológicas do dia do acidente. Testemunhas teriam dito que a chuva não contribuiu para a queda do avião, mas a gravação mostrou que a tripulação foi alertada sobre o aumento da chuva, em um dos contatos com o aeroporto baiano. G1

0 comentários:

Postar um comentário