Pages

Pages - Menu

domingo, 13 de setembro de 2009

Jornalista que atirou sapato em Bush deve ser libertado amanhã

Muntazer Al Zaidi, o jornalista iraquiano que se tornou famoso no mundo inteiro quando atirou seus sapatos contra o então presidente dos Estados Unidos George W. Bush, deverá ter uma recepção de herói quando foi libertado, como esperado, nesta segunda-feira (14).

Repórter do pequeno canal de televisão privado local Al Bagdadia, Zaidi, passou ser visto como herói por muitos em 14 de dezembro do ano passado, quando jogou os sapatos contra Bush, que fazia sua última visita como presidente ao Iraque, país que invadiu em 2003 sob o pretexto de acabar com armas químicas.

"Este é o beijo de despedida, cão nojento", gritou em direção a Bush diante das câmeras de todo o mundo. Nos países árabes, jogar o sapato contra alguém é um ato extremamente ofensivo.

Desde então, o jornalista ganhou uma fama que vai além dos países árabes e seu rosto apareceu em camisas de apoio de Rabat ao Cairo, passando por Gaza e Londres, quando foi julgado.

Em março passado, um tribunal condenou Zaidi a três anos de prisão, por considerá-lo culpado de perpetrar um ato hostil contra um chefe de Estado estrangeiro, crime previsto no artigo 223 do Código Penal, pena que foi reduzida por ter sido considerada excessiva. Depois de passar nove meses na penitenciária, Al Zaidi deve ser solto em 14 de setembro.

O advogado de Zaidi, Dhiaa Al Saadi, afirmou que ele ainda não tem confirmação sobre quando seu cliente será liberado.

Milhões de pessoas ao redor do mundo assistiram ao protesto de Zaidi. O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, chamou o jornalista de corajoso, um grupo líbio chefiado pela filha de Muammar Gaddafi concedeu a ele um prêmio por bravura, pais em outros países árabes ofereceram suas filhas como noivas para Zaidi.

O irmão do jornalista, Maitham Al Zaidi, afirmou que simpatizantes já fixaram faixas para sua libertação e ele espera que uma multidão comemore sua libertação diante da base aérea de Bagdá.

Maitham afirmou que Muntazer tem recebido ofertas de emprego em outros veículos de mídia árabe, mas ele ainda está contemplando seu futuro profissional enquanto tem sido encorajado por alguns políticos iraquianos a concorrer nas eleições parlamentares marcadas para janeiro.

No início do julgamento em fevereiro, Zaidi afirmou que o sorriso de Bush enquanto ele falava sobre as vitórias no Iraque o fizeram pensar sobre "o assassinato de mais de um milhão de iraquianos, desrespeito à santidade de mesquitas e casas e estupros de mulheres".

A família de Muntazer afirma que o repórter está sofrendo problemas médicos relacionados a espancamentos que recebeu sob custódia de autoridades iraquianas. REUTERS

0 comentários:

Postar um comentário