Pages

Pages - Menu

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Autora de Harry Potter teve um prêmio negado por 'promover a bruxaria'

O governo do ex-presidente americano George W. Bush não quis conceder a maior honraria do país à escritora J.K. Rowling, autora da saga de Harry Potter, por considerar que ela promovia a bruxaria. A afirmação consta no livro Speechless: Tales of a White House Survivor (Sem Palavras: Contos de um Sobrevivente da Casa Branca, em tradução livre), recém lançado por Matt Latimer, antigo redator de discursos de Bush.

Concedida geralmente a personalidades que contribuíram aos interesses nacionais, à paz mundial ou à cultura, a Medalha Presidencial da Liberdade foi negada a Rowling por oficiais da administração Bush. De acordo com Latimer, uma "mentalidade estreita" fez com que a Casa Branca vetasse o nome da escritora para o recebimento da medalha porque os livros de Harry Potter encorajavam a feitiçaria.

No livro de Latimer, consta que Rowling não foi a única a ter seu nome rejeitado para o recebimento da homenagem. Outra personalidade vetada foi o ativista e senador democrata Edward "Ted" Kennedy, por ser "muito liberal". Ted Kennedy acabou recebendo a honraria dias antes de morrer, em agosto deste ano, já no governo do atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. VEJA

0 comentários:

Postar um comentário