Pages

Pages - Menu

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Greve deixa 2.881 agências bancárias fechadas no país, diz confederação


A greve dos bancários deixou 2.881 agências fechadas nesta quinta-feira (24), segundo informações da Contraf, confederação nacional da categoria. Os dados são parciais, pois há sindicatos que ainda não enviaram informações, diz a entidade.

Em todo o país, são 19 mil postos de atendimento bancário, segundo o Banco Central, mas esses incluem outros tipos de estabelecimentos, como correspondentes bancários, além das agências.

De acordo com a entidade, todos os estados do país tiveram agências com participação na greve. Houve também paralisação em sedes administrativas de bancos, segundo a Contraf.

Os bancários entraram em greve após assembleias na noite desta quarta-feira (23) em todas as capitais, no Distrito Federal e na maioria das bases sindicais do interior, diz a entidade. Todos os sindicatos que fizeram assembleias na tarde desta quinta aprovaram a continuação da greve nesta sexta-feira (25) e por tempo indeterminado, segundo Carlos Cordeiro, presidente da Contraf.

Os bancários reivindicam aumento real de salário, maior participação nos lucros, valorização dos pisos salariais, garantia de emprego, mais saúde e melhores condições de trabalho, segundo a confederação. A Febraban, entidade patronal nacional, diz que os bancários não apresentaram contraproposta e que entraram em greve sem negociar.

"Os bancários deram uma resposta à provocação dos bancos. Houve adesão forte não só nos bancos públicos mas também nos privados", diz Cordeiro.

Sobre o transtorno causado aos clientes dos bancos com as agências fechadas, Cordeiro diz que os bancários reivindicam horário maior de atendimento nas agências e contratação de mais funcionários, mudanças que também beneficiariam os clientes.

Saiba como fazer as transações bancárias - A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), braço sindical da Febraban, informou nesta quinta-feira (24) que a automatização dos serviços bancários reduz os transtornos causados aos clientes pela greve bancária.

Em comunicado, a entidade destaca que, em caso de agências fechadas, a maioria das transações bancárias pode ser realizada por telefone, internet, caixas eletrônicos e correspondentes não bancários (como agências lotéricas, por exemplo, que aceitam o pagamento de contas).

De acordo com a entidade, apenas 29% dos depósitos bancários foram realizados nos caixas das agências em 2008; da mesma forma, 12% dos saques com cartão foram realizados nas agências.

Alguns serviços, no entanto, requerem presença do cliente na agência bancária, como saque com cheque e pagamento de boleto vencido.

Durante a greve, grande parte dos caixas eletrônicos funciona normalmente. O auto-atendimento está fechado, no entanto, em alguns casos nos quais os caixas eletrônicos são interligados à agência. G1

0 comentários:

Postar um comentário