Pages

Pages - Menu

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Souvenirs que mostram lado marginal de Barcelona causam polêmica

Broches com imagens de ladrões, prostitutas e violência policial que estão sendo vendidos como souvenirs em museus de Barcelona estão causando polêmica por mostrar um lado marginal e pouco turístico da cidade espanhola. 

Os souvenirs estão à venda nas lojas do Museu de Arte Contemporânea de Barcelona e no Museu de História de Barcelona, mas devem acabar sendo ser recolhidos em breve por determinação da prefeitura. 

Um porta voz do governo municipal disse nesta terça-feira que ambos centros culturais já foram advertidos de que estão proibidos de continuar vendendo a coleção porque "esta não é a imagem que um órgão público quer projetar de Barcelona". 

A coleção de broches chamada Enjoy Barcelona foi criada pelos artistas plásticos e arquitetos catalães Arcadi Royo e Marga Montoya. 

Os broches em preto e branco retratam, em seis modelos, cenas cotidianas, algumas violentas: um ladrão que rouba uma bolsa e sai correndo e a agressão da polícia local sobre um cidadão.
Também há cenas retratando prostituição e o comércio ambulante ilegal. 

INSPIRAÇÃO - Cada souvenir recebeu ainda um nome que ironiza a situação desenhada no broche. 

Os vendedores de bebida, mercado normalmente dominado imigrantes de Índia e Paquistão, foi chamado de "servesa-bier?", imitando a forma de falar dos camelôs. 

Os criadores da coleção afirmaram que a inspiração surgiu das cenas reais e frequentes na cidade. "É uma realidade que algumas pessoas querem esconder, mas é verdadeira. Existe e está aí todos os dias", disse Arcadi Royo à imprensa espanhola. 

"Quantas vezes nos vemos em situações como essas? Prostitutas que perseguem homens pelas ruas, bolsas que são levadas por ladrões e agressões policiais a manifestantes pacíficos? Realmente, estes broches são uma denúncia de uma realidade", disse. 

Mesmo com a retirada dos suvenires das lojas dos museus, os artistas plásticos afirmam que a coleção continuará sendo vendida em outros pontos da cidade. Fonte: BBC BRASIL

0 comentários:

Postar um comentário