Pages

Pages - Menu

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Microsoft é processada nos EUA por sistema que rastreia usuários de smartphones

A Microsoft está sendo processada nos Estados Unidos por seu sistema operacional Windows 7, já que os smartphones que o incluem avisam sobre a posição dos usuários, mesmo que eles não queiram ser rastreados.

Segundo a ação apresentada por uma mulher do estado de Michigan na última quarta-feira (31), o dado é transmitido aos servidores da Microsoft.

- A Microsoft conscientemente projetou seu sistema operacional para fornecer informação sobre a localização geográfica dos usuários e transmitir sua posição aos servidores da Microsoft. O sistema da Microsoft é executado através de sua aplicação para câmeras, que nos dispositivos móveis vem com o Sistema Windows Phone de série.

Na primeira vez que o usuário de telefone celular com Windows 7 abre o aplicativo pré-instalado para a câmera, aparece um quadro de diálogo que pede permissão para marcar de forma automática as imagens com seus dados geográficos.
Mas mesmo que essa solicitação seja negada, o software da câmera segue registrando as coordenadas geográficas do aparelho, sustenta a autora da ação.

O objetivo de seus advogados é alcançar uma ação coletiva que represente todos os usuários de telefones com Windows 7 que busquem que a Microsoft pague uma indenização e termine com esta prática de localização.

Outras marcas

Em maio, a Nokia confirmou, segundo o site britânico Guardian, que grava informações sobre a localização dos telefones com sistema operacional Symbian.

O assunto se tornou polêmico em abril, quando os pesquisadores Alasdair Allan e Pete Warden divulgaram um artigo no site americano de tecnologia O'Reilly Radar com a notícia de que um teste feito por eles revelou iPhones e iPads 3G rastreiam e arquivam detalhes sobre os movimentos de todos os usuários desses.

Depois que a Apple foi acusada pelos especialistas O'Reilly Radar de rastrear e arquivar o movimento de iPhones e iPads 3, o jornal americano Wall Street disse que fez um teste e descobriu que o iPhone coleta dados sobre o movimento dos usuários mesmo quando serviços de localização do aparelho estão desligados.

O jornal publicou ainda que os telefones celulares que possuem o sistema operacional Android, do Google, também estão equipados com um sistema que registra a localização de seus usuários. A publicação destaca uma pesquisa do analista de segurança Samy Kamkar, que testou um aparelho da marca HTC com sistema Android.

De acordo com o Guardian, a Microsoft admitiu há alguns meses, por meio de uma mensagem, que dispositivos equipados com o sistema operacional Windows Phone coletam informações sobre sua localização. O site britânico diz que entrou em contato com a RIM (Research In Motion), fabricante do BlackBerry, para saber se os aparelhos da empresa também fazem esse tipo de registro, mas não obteve resposta. FONTE: FRANCE PRESSE

0 comentários:

Postar um comentário