Pages

Pages - Menu

sexta-feira, 27 de março de 2009

Rompimento de barragem mata 52 na Indonésia


O rompimento de uma barragem gerou uma parede de água que matou 52 pessoas nesta sexta-feira (27) nos arredores de Jacarta, segundo autoridades. Centenas de casas foram atingidas enquanto seus moradores dormiam.

A barragem, que retinha água no lago Situ Gintung, distrito de Tangerang, 20 quilômetros a sudoeste de Jacarta, datava da década de 1930, ou seja, ainda da época do domínio colonial holandês, segundo a imprensa local.

"A barragem era velha, com 16 metros de profundidade", disse Ratu Atut Chosiyah, governadora da província de Banten, onde fica o lago.

Rustam Pakaya, funcionário do Ministério da Saúde, disse que 52 corpos foram recuperados, e que centenas de casas estão com 2 metros de água. "Centenas de casas foram inundadas, dezenas de casas foram danificadas - foi como um pequeno tsunami", disse o funcionário, no país mais afetado pelo maremoto de 2004 na região.

As equipes de resgate retiraram mortos e feridos usando botes ou enfrentando a pé a água que em algumas áreas chegava à altura do peito.

O presidente Susilo Bambang Yudhoyono abreviou uma viagem à província de Java Ocidental, onde fazia campanha para a eleição parlamentar de 9 de abril, para visitar o local do desastre e oferecer condolências às famílias.

O vice-presidente Jusuf Kalla foi à área na manhã de sexta-feira e prometeu que o governo vai restaurar a barragem imediatamente e fornecer ajuda na reconstrução das casas. REUTERS

0 comentários:

Postar um comentário