Pages

Pages - Menu

domingo, 15 de março de 2009

Fraude científica abala comunidade médica dos EUA

O famoso anestesista americano Scott Reuben, cujas pesquisas sobre tratamentos analgésicos tiveram repercussão mundial, falsificou dados de estudos científicos durante mais de uma década, denunciou sábado um hospital no qual já havia trabalhado.

O doutor Reuben, que exerce sua profissão em Massachusetts, é acusado de publicar ao menos 21 trabalhos científicos falsos, entre os quais testes com medicamentos de uma empresa farmacêutica.

"Os documentos continham dados inventados por Reuben", disse Jane Albert, uma porta-voz do Baystate Medical Center, onde trabalhava o anestesista.

Se a suspeita for comprovada, este será um dos maiores casos de fraude científica da história, por ter durado mais de uma década.

Segundo a revista Anesthesia & Analgesia, pelo menos 21 artigos dele publicados a partir de 1996 estão sendo investigados.

Reuben, de 50 anos, foi um grande defensor dos medicamentos anti-inflamatórios chamados COX, que supostamente reduzem as dores pós-cirúrgicas e a dependência em medicamentos aditivos como a morfina. AFP

0 comentários:

Postar um comentário