Pages

Pages - Menu

quarta-feira, 18 de março de 2009

DICA: Conheça as vacinas que os adultos devem tomar

Dupla Tipo Adulto (contra a difteria e o tétano)

Aplicação: são três doses. O intervalo entre a primeira e a segunda é de dois meses, entre a segunda e a terceira, de seis meses. No caso de ter perdido o prazo entre uma dose e outra, não é preciso recomeçar o processo.

Reforço: uma única dose a cada dez anos.

Carteira de vacinação: se a tiver e nela constar que a vacina foi tomado na infância, só é necessário o reforço. Caso a tenha perdido, é preciso tomar as três doses
Contraindicações: não há.

Tríplice Viral (contra o sarampo, a rubéola e a caxumba)

Aplicação: uma única doseReforço: não há.

Carteira de vacinação: é recomendada para todos os nascidos a partir de 1960. Quem tomou a vacina Dupla Viral (contra o sarampo e a rubéola) no ano passado, durante a campanha promovida pela Secretaria Estadual da Saúde, pode tomar a Tríplice para complementar a caxumba.

Contraindicações: pacientes imunodeprimidos, que estejam fazendo quimioterapia ou radioterapia, por exemplo.

Febre Amarela

Aplicação: uma única doseReforço: uma dose a cada dez anos.

Carteira de vacinação: é recomendada para pessoas que moram ou viajam para áreas de risco (informações no site http://www.cve.saude.sp.gov.br/). Caso viaje para um desses locais, é preciso tomar a vacina dez dias antes de embarcar.

Contraindicações: pacientes imunodeprimidos, que estejam fazendo quimioterapia ou radioterapia, por exemplo, e pessoas com alergia grave a ovo.

Gripe

Aplicação: uma única dose.

Reforço: uma dose uma vez ao ano.

Carteira de vacinação: é recomendada para pessoas com 60 anos ou mais.

Contraindicações: pessoas que tiveram reação alérgica grave em uma dose anteriorAtenção: os postos de saúde do Estado de São Paulo fornecem as vacinas de graça. FONTE: Helena Sato, diretora-técnica da divisão de imunização da Secretaria Estadual de Saúde

0 comentários:

Postar um comentário