Pages

Pages - Menu

terça-feira, 17 de março de 2009

Fórmula 1: Número de vitórias determinará campeão em 2009

O número de pontos não valerá mais para definir o campeão da F-1 em 2009. O Conselho Mundial da FIA decidiu que o título ficará com o piloto que mais vencer corridas na temporada.

No encontro, realizado nesta terça-feira em Paris, na França, o Conselho decidiu acatar a sugestão da FOM (Formula One Management), liderada de Bernie Ecclestone, de entregar a taça ao maior vencedor do ano, mas sem utilizar o sistema de medalhas.

Já a proposta da Fota (Associação das Equipes de F-1), de alterar os pontos dos três primeiros colocados de 10, 8 e 6 para 12, 9 e 7, respectivamente, foi rejeitada pelo Conselho.

Sendo assim, a forma de decisão do campeonato se inverte: até o ano passado, o número de vitórias serviria de desempate caso dois pilotos empatassem em número de pontos; agora, os pontos servirão para determinar o vencedor apenas quando os competidores empatarem em número de vitórias.

Já em relação ao resto das posições do campeonato, do segundo até o último lugar, o procedimento continua o mesmo dos últimos anos: os pontos determinarão as posições finais da tabela de classificação. O campeonato de equipes também não será alterado.

Se a mudança fosse implementada no ano passado, por exemplo, Felipe Massa seria o campeão, mesmo com dois pontos a menos que Lewis Hamilton, mas com uma vitória a mais (seis contra cinco). TAZIO

0 comentários:

Postar um comentário