Pages

Pages - Menu

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Pílula faz menos efeito para mulheres obesas

Segundo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos, mulheres obesas que começam a tomar pílulas anticoncepcionais devem usar um método alternartivo por no mínimo 10 a 20 dias para efetivamente evitar a gravidez. Para mulheres com peso normal, bastam 5 dias para que o nível de hormônio no sangue atinja o nível necessário para a anticoncepção.

A pesquisa chegou à conclusão de que a pílula não funciona tão bem para as mulheres cujo índice de massa corporal é maior do que 30 (para calcular o seu, basta dividir o peso pela altura ao quadrado). O farmacologista Ganesh Cherala, um dos autores da pesquisa publicada nesta terça-feira (14) na especializada Contraception, acredita que a proteção é falha porque o hormônio, em vez de cair no sangue, fica depositado nas células de gordura.

Os pesquisadores mediram constantemente os níveis de hormônio de 20 mulheres, 10 com peso normal e 10 com IMC maior do que 30. Com os exames, eles detectaram que o hormônio da pílula demorava 5 dias para atingir o nível máximo no sangue de quem tinha peso normal e 10 a 20 dias quando a mulher era obesa. A conclusão sugere que prescrever uma pílula de baixa dosagem hormonal para mulheres obesas pode não garantir o efeito anticoncepcional, embora esse tipo de medicamento seja mais seguro do ponto de vista da prevenção de trombose e de ataques cardíacos e derrames.

Ainda é preciso fazer um estudo mais amplo, com mais mulheres, e, por enquanto, a única recomendação efetiva dos pesquisadores é, em caso de dúvida, optar por um outro método anticoncepcional que independa do peso, como a camisinha e o DIU. ÉPOCA

0 comentários:

Postar um comentário