Pages

Pages - Menu

sábado, 4 de julho de 2009

Nasa e Japão criam o mapa mais completo da Terra

A agência espacial americana, Nasa, em parceria com o Ministério da Economia, Indústria e Comércio do Japão lançou, nesta terça-feira, o mais completo mapa topográfico da Terra. Ele cobre 99% da superfície terrestre e, no futuro, poderá ser baixado gratuitamente pela internet.

O novo mapa foi desenvolvido a partir de 1,3 milhão de imagens, capturadas pelo Radiômetro Espacial Avançado de Emissões Térmicas e Reflexão (Aster, na sigla em inglês).

"São os dados digitais de elevações mais completos e consistentes já divulgados no mundo", disse Woody Turner, que participou do projeto pela Nasa. Com a novidade, atividades como engenharia, planejamento urbanístico, gestão do meio ambiente e desenho de obras públicas poderão ser beneficiadas.

Até o ano 2000, a agência espacial americana tinha nformações topográficas de 80% do planeta, mas muitos dados eram imprecisos. A Nasa agora irá combinar os dados capturados pelo Aster com informações provenientes de outras pesquisas para desenvolver um mapa topográfico da Terra ainda mais completo. VEJA

0 comentários:

Postar um comentário