Pages

Pages - Menu

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Cerca de 400 mil já estão em Copacabana, estima PM

Cerca de 400 mil pessoas já estão na praia de Copacabana (zona sul do Rio) no fim da tarde desta quarta-feira para a festa de Réveillon do bairro, de acordo com a Polícia Militar. Até a meia-noite, a expectativa é que 2 milhões de pessoas estejam na orla de Copacabana.

Apesar da previsão de chuva do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o tempo na cidade está nublado e chegou a fazer sol durante a tarde. Quem chegou cedo para evitar trânsito e garantir um lugar na festa teve que se proteger do calor, como o casal de sergipanos Geraldo de Araújo, 67, e Ivonete dos Santos, 65, na praia desde as 14h.

"No ano passado, chegamos na praia faltando 20 minutos para a queima de fogos. Então este ano não quisemos arriscar", contou Araújo, que está hospedado na casa de parentes em Jacarepaguá (zona oeste).

Também para evitar transtornos, a família da professora Cineide Clemente, 50, decidiu, mesmo morando no Rio, se hospedar em um hotel em Copacabana. Moradora do centro da cidade --há menos de 20 minutos de Copacabana de carro--, ela pagou R$ 3 mil ainda em setembro por cinco dias de hospedagem para ela, o marido e as filhas.

"Fazemos isso há cinco anos, é bem mais cômodo, ficamos mais tranqüilos e ainda dá para aproveitar esses dias na orla", disse.

Apesar do alvoroço de turistas, cariocas e ambulantes, que já lotavam a orla no início da tarde, algumas pessoas se mostravam pouco preocupadas com o horário. As 17h30, por exemplo, o piloto norte-americano Danny Hawk, 45, ainda caminhava pelo calçadão de Copacabana com os amigos em busca por um quarto de hotel de onde pudesse assistir aos fogos.

"Já viemos uma vez e agora queremos assistir aos fogos do algo. Ainda temos que nos arrumar, mas não tem problema", disse Hawk.

A pressa também passava longe para o morador de Petrópolis (região serrana) Luis Eduardo Muller, 29, que, as 17h, ainda passeava pelo bairro e ainda voltaria para o hotel onde está hospedado, na Glória (zona sul), para se arrumar. "As pessoas ficam se empurrando, com estresse. Não estamos nos preocupando", contou.

Os ambulantes, que desde o início da manhã já ocupavam a orla de Copacabana, faturavam com o número de pessoas caminhando pela orla. O vendedor de chope "tirado na hora" Antônio Arnaldo, 30, contou estar vendendo um barril da bebida a cada duas horas. "Vou ficar até de manhã. Vale a pena", disse Arnaldo.

A estrutura do palco de Copacabana está concluída desde o início da tarde, de acordo com os organizadores. A partir das 22h, haverá shows do grupo Revelação, da sambista Martinália e de escolas de samba. A organização informou que também instalou os banheiros químicos e telões na orla do bairro. (Folha Online)

0 comentários:

Postar um comentário