Pages

Pages - Menu

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Imposto planejado pela UE pode matar fábrica de chips para TV

Os planos da Comissão Européia para introduzir um imposto de 14 por cento sobre os celulares equipados com receptores de televisão podem eliminar esse mercado potencialmente lucrativo antes que ele tenha a chance de decolar, informou um executivo da principal fabricante mundial de chips para TV móvel.

Em 10 de dezembro, a Comissão enviou aos países membros da União Européia uma proposta formal de reclassificar alguns celulares como "aparelhos multifuncionais," o que resultaria em impostos adicionais sobre os celulares equipados com receptores de televisão.

"É uma loucura. Isso poria fim ao mercado," disse Azzedine Boubguira, vice-presidente de marketing da DiBcom, de Paris.

Os fabricantes de celulares e as operadoras de telefonia móvel estão ávidos por explorar o potencialmente lucrativo mercado de transmissões móveis de TV, que a Comissão estima em 7,8 bilhões de euros (10,9 bilhões de dólares) em todo o mundo em 2013.

Para a TV móvel, que até o momento só foi lançada em alguns países devido principalmente ao alto custo dos celulares equipados para recebê-la, um imposto adicional de 14 por cento seria mais um obstáculo.

"Ninguém vai querer comprar. Nós imaginávamos que as pessoas se disporiam a pagar a assinatura, mas agora elas não poderão nem mesmo comprar o aparelho," disse Boubguira em entrevista à Reuters.

Ele disse que o problema também retardará os planos das fabricantes de celulares, que até o momento lançaram apenas alguns modelos capazes de receber transmissões de TV.

"Não haverá demanda, não haverá aparelhos e não haverá mercado," ele disse. (Reuters)

0 comentários:

Postar um comentário