Pages

Pages - Menu

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Lula é o 18º mais poderoso do mundo

A revista norte-americana "Newsweek" elegeu as 50 pessoas mais poderosas do mundo atualmente, e escalou o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, como o 18º colocado. O presidente recém-eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, encabeça a seleção.

No 'top 5', o presidente chinês, Hu Jintao, é o segundo colocado, seguido do líder francês Nicolas Sarkozy. Nas três posições abaixo estão os economistas que compõem o "triunvirato econômico": Ben Bernanke, presidente do Fed (Banco Central norte-americano), Jean-Claude Trichet, que comanda o Banco Central Europeu (BCE), e Masaaki Shirakawa, homem à frente do BC japonês.

Completam os 10 primeiros colocados o primeiro-ministro britânico Gordon Brown e a premiê alemã Angela Merkel, com os 7º e 8º lugares respectivamente. O primeiro-ministro russo Vladimir Putin é o nono, à frente do rei saudita Abdullah bin Abdulaziz Al-Saud.

Ao destacar Lula, a publicação elogiou o que chamou de "política fiscal inteligente" do líder brasileiro.

"Economistas temeram quando o ex-sindicalista tomou posse em 2003, mas logo puderam respirar fundo. Brasil, antes à beira da ruína, agora tem US$ 207 bilhões em suas reservas de Tesouro e a menor taxa de inflação no mundo desenvolvido. Graças à política fiscal inteligente de Lula, o Brasil está entre as economias emergentes mais saudáveis", diz a revista sobre a escolha.

Já sobre Obama, a revista enumera os desafios do novo comandante da Casa Branca, que toma posse no dia 20 de janeiro, como a recuperação da economia do país e a missão de reverter a imagem dos Estados Unidos para o resto do mundo.

Pessoas próximas a Obama, como Timothy Geithner, nomeado Secretário de Tesouro (15º), o casal Hillary e Bill Clinton (a atual Secretária de Estado do governo democrata leva vantagem sobre o ex-presidente dos EUA, 13º e 14º), seu chefe de gabinete Rahm Emanuel (27º) e assessores David Axelrod e Valerie Jarrett (Chamados de 'Amigos de Barack Obama', 30º e 31º) e até a presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi (24º) constam na seleção.

Personalidades de fora do cenário político, como o terrorista mais procurado do mundo, Osama Bin Laden (42º), o líder da Igreja Católica Papa Bento 16 (37º) e a apresentadora de TV Oprah Winfrey (47º) aparecem na lista em posições mais modestas. (UOL)

1 comentários:

MOITAVERDEJANTE disse...

PENA QUE A MÍDIA TENDENCIOSA BRASILEIRA NÃO RECONHEÇA, COMO A ESTRANGEIRA, AS QUALIDADES IRREFUTÁVEIS DO GOVERNO DESTE FENÔMENO QUE É O PRESIDENTE LULA.

Postar um comentário