O presidente do Egito, Hosni Mubarak, deixou o cargo nesta sexta-feira (11), após três décadas no poder. O anúncio foi feito pelo vice-presidente Omar Suleiman, nomeado por Mubarak após o início dos protestos contra o governo, em 25 de janeiro.
- Nessas difíceis circunstâncias que o país está atravessando, o presidente Hosni Mubarak decidiu deixar sua posição na Presidência. Ele encarregou o Conselho das Forças Armadas de dirigir as questões de Estado.
O pronunciamento de Suleiman, na TV estatal, provocou comoção na praça Tahrir, onde milhares de pessoas se reuniam pedindo a saída do presidente. Mubarak, de 82 anos, governava o Egito desde 1981.
Em entrevista à agência de notícias Reuters, Sherif El Husseiny, um advogado de 33 anos, comemorava na praça Tahrir emocionado a saída de Mubarak.
- Eu não acredito que vou ver um outro presidente durante minha vida. Eu nasci durante o mandato de [Anwar] Sadat [antecessor de Mubarak], mas tinha apenas quatro anos quando ele morreu. Eu estou emocionado com as notícias da renúncia de Mubarak. Nada poderá jamais parar o povo do Egito agora. É uma nova era para o Egito. Fonte: R7
0 comentários:
Postar um comentário