Pages

Pages - Menu

terça-feira, 17 de novembro de 2009

CCJ aprova fim do fator previdenciário

Acaba de ser aprovado na Comissão de Constituição e Justiça o fim do fator previdenciário. Trata-se do calculo que reduz em até 40% as aposentadorias dos homens e até 50% as das mulheres. O projeto agora vai a plenário.

Guido Mantega já disse aos líderes governistas que se esse projeto for aprovado o “governo quebra”.

Michel Temer ordenou que fossem fechadas as galerias da Câmara por causa de uma manifestação de aposentados.

Cerca de 50 aposentados foram barrados na entrada do Salão Verde da Câmara. Os seguranças tentam agora evitar que eles entrem no salão para pressionar os parlamentares. A turba segue gritando palavras de ordem e há pouco começou a gritar ofensas contra Temer (coisas gentis como: “Ô Michel Temer, cadê você, ano que vem você vai se …”).

O fator previdenciário foi criado há dez anos por Solange Paiva Vieira, hoje presidente da Anac. Foi dela a ideia, na ocasião servindo no ministério da Previdência, de criar a fórmula matemática que elevou a idade para a aposentadoria na proporção do aumento da expectativa de vida dos brasileiros. Ao elevar a idade para a aposentadoria, reduziu o déficit crônico da Previdência, permitiu que ela não quebrasse e passou a ser odiada pelos aposentados. VEJA

0 comentários:

Postar um comentário