Pages

Pages - Menu

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Buzz Aldrin conta sua experiência lunar 40 anos depois de perder visita ao Brasil

Depois de chegar à Lua em 20 de julho de 1969, a tripulação da missão Apollo 11 fez uma viagem de relações públicas por diversos países. Quando chegou a vez de Brasil e Argentina, no entanto, o grupo veio com um importante membro a menos: Buzz Aldrin, piloto do módulo lunar e segundo homem a pisar na Lua. Aldrin precisou voltar aos Estados Unidos para outro compromisso e só retomou a viagem após a passagem por Buenos Aires. Na noite desta terça-feira (17), no entanto, ele teve a oportunidade de retomar o tempo perdido e contar aos brasileiros suas experiências na Lua, em um evento na cidade de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro.

O americano já tinha visitado o Brasil para conhecer a base de lançamentos de foguetes de Alcântara, no Maranhão, mas não tinha ainda tido a oportunidade de fazer uma palestra.

"Não pude falar naquela ocasião, mas me diverti bastante depois, por dois dias, pescandos piranhas na Amazônia", brincou o astronauta. "Essa é a primeira oportunidade que tenho para dividir minhas experiências com vocês".

Acompanhado pelo astronauta brasileiro Marcos Pontes, Aldrin contou suas experiências nos projetos Gemini e Apollo no Teatro Municipal da cidade. Ele falou sobre os avanços na ciência e sobre como os jovens deveriam investir em seus sonhos.

"Pense em todas as coisas que aconteceram nos últimos 400 anos, desde que um ser humano, Galileu, olhou pela primeira vez através de um telescópio para Júpiter", disse Aldrin. "Durante minha infância, a palavra astronauta não existia e ir à Lua era possível apenas para personagens de ficção científica, como Flash Gordon."

Aldrin faz uma visita de dois dias ao Brasil em comemoração aos 40 anos da missão Apollo 11. Nesta quarta (18), ele visita uma fábrica de brinquedos em São Caetano (SP). G1

0 comentários:

Postar um comentário