Pages

Pages - Menu

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Mel da abelha da cidade é mais saboroso do que a do campo

O mel das abelhas da cidade é mais saboroso do que o das rurais por causa da maior variedade de árvores e plantas que existem em condomínios fechados, revelou um estudo da organização não governamental National Trust.

Segundo os pesquisadores, a mistura de produtos químicos usada nas plantações perturba o sistema nervoso das abelhas mais jovens, tornando-as mais vulneráveis a doenças e destruindo sua capacidade de encontrar comida e avisar às colegas da colônia onde estão as flores.

O fato de as abelhas rurais ficarem zumbindo em volta de plantações sugere um pólen de baixa qualidade e a presença de pesticidas na região.

Já no caso das abelhas urbanas, como elas vêm se alimentando em limoeiros, comuns nos jardins de condomínios fechados, têm produzido um mel mais perfumado do que o inseto que vive no campo.

Pesquisadores da Universidade de Worcester, no Reino Unido, analisaram amostras de pólen de dez colmeias da National Trust para descobrir em quais flores as abelhas estavam se alimentando e se havia uma ligação entre o pólen e a saúde dos insetos.

No Palácio de Kensington, em Londres, as amostras continham uma grande quantidade de pólen de três flores: rock rose, eucalipto e sabugueiro.

As colmeias urbanas continham pólen de lírios, de amoras pretas e de uma árvore chamada sorva, além de evidências de colza. Por outro lado, algumas das colmeias rurais continham amostras com muita colza e poucos outros tipos de pólen.

Os pesquisadores temem que os pesticidas usados em plantações, como a de colza, sejam prejudiciais às abelhas. Prfodutos químicos e mudanças no clima estão sendo responsabilizados pela queda na população de abelhas e outros insetos. R7

0 comentários:

Postar um comentário