Pages

Pages - Menu

sexta-feira, 26 de março de 2010

Men at Work perde caso de plágio na Austrália

Uma corte federal de Sydney, na Austrália, determinou que a banda australiana Men at Work plagiou uma conhecida canção infantil do país no sucesso Down Under, de 1981.

A editora Larrikin Music afirma que a melodia marcada pela flauta foi roubada da música Kookaburra Sits in the Old Gum Tree, composta por Marion Sinclair em 1934.

A corte federal de Sydney determinou que a banda terá que pagar uma compensação. A quantia ainda não foi estipulada, mas o advogado da Larrikin disse que ela pode chegar a 60% do valor gerado por Down Under.

“É uma grande vitória para o lado mais fraco”, disse o advogado Adam Simpson.

Sinclair, que morreu em 1988, compôs a música para uma apresentação em um encontro de bandeirantes em 1935.

Desde então, Kookaburra Sits in the Old Gum Tree vem sendo cantada por gerações de crianças australianas.

Uma audiência para determinar o valor da compensação deverá ocorrer no fim deste mês. A Larrikin pede entre 40% e 60% do valor gerado pela música dos autores Colin Hay e Ron Strykert, e das gravadoras Sony BMG Music Entertainment e EMI Songs Austrália.

Down Under, lançada em 81, obteve sucesso em vários países e foi tocada no encerramento das Olimpíadas de Sydney, em 2000.

A canção, que chegou ao topo da parada musical na Austrália, Grã-Bretanha e Estados Unidos, conta a história de um mochileiro australiano viajando pelo mundo. BBC BRASIL

0 comentários:

Postar um comentário