Pages

Pages - Menu

sexta-feira, 5 de março de 2010

50 EUROS: Cidade alemã vende buracos de ruas pela internet

O atual inverno alemão foi um dos mais longos e mais nevados dos últimos 30 anos. E toda essa neve e gelo que cobriram o território deixaram marcas nas ruas do país: buracos profundos no asfalto.

E como nem todas as cidades têm dinheiro em caixa para fazer os reparos – que podem chegar a milhões – a solução é usar a criatividade. O prefeito de Niederzimmern, uma cidadezinha de mil habitantes no estado da Turíngia, foi buscar ajuda no mundo digital, pondo à venda os buracos numa campanha na internet.

"Muitas pessoas na vila sempre me disseram: 'Você sabe que as ruas precisam ser recapeadas? Você viu os buracos?' Quando as pessoas me disseram isso pela terceira vez, já estavam bem zangadas. E por causa dessa raiva, veio a idéia de colocá-los à venda", explica o prefeito, Christoph Schmidt-Rose.

Cada buraco custa 50 euros – o comprador pode examiná-los na internet antes de fechar negócio. No site já se encontram 10 fotos à mostra, inclusive a do pior caso registrado na cidade: uma abertura de 15 centímetros de profundidade.

Quem compra um buraco em Niederzimmern também tem direito a uma placa. A pessoa pode deixar registrada uma mensagem que permanecerá no local, mesmo após o conserto do buraco. A intenção, segundo o prefeito, é fazer um tipo de "calçada da fama" com o nome dos doadores.

Schmidt-Rose explica que a cidadezinha não tem capacidade para custear o recapeamento de todas as ruas – mas o maior dos buracos ficará por conta da prefeitura.

O prefeito ainda não sabe dizer quantos compradores se habilitaram na internet. Mas para garantir uma gestão transparente do dinheiro, Schmidt-Rose disse que vai mencionar no site de Niederzimmern todos os doadores que aderirem à campanha. DEUTSCHE WELLE

0 comentários:

Postar um comentário