Pages

Pages - Menu

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Aviões de combate brasileiros entram em operação no Equador

Os dois primeiros aviões de combate Super Tucano que o Brasil entregou ao Equador, de uma frota de 24 adquirida para o monitoramento da fronteira com a Colômbia, efetuaram na terça-feira (26) seu primeiro voo oficial durante a inauguração de um aeroporto regional em Santa Rosa (na fronteira com o Peru).

As aeronaves foram observadas pelo presidente equatoriano Rafael Correa, que em Santa Rosa (sudoeste) assistiu à cerimônia ao lado de autoridades das cidades peruanas de Tumbes e Piura, situadas na fronteira com o Equador.

No domingo, os dois Super Tucano chegaram ao porto de Manta (sudoeste) e outros pares serão entregues mensalmente até que seja completada a frota de 24 unidades, de acordo com a porta-voz da Força Aérea Equatoriana (FAE), capitã Lissa Acosta.

O negócio entre o governo do Equador e a fabricante brasileira Embraer foi avaliado em cerca de R$ 475 milhões.

Há dois meses, o presidente equatoriano Rafael Correa afirmou que os Super Tucano permitirão responder a eventuais ataques provenientes da Colômbia contra os militares de seu país.

Quito está fortalecendo a vigilância na fronteira com a Colômbia depois que, em março de 2008, tropas desse país bombardearam um acampamento da guerrilha das Farc em território equatoriano, provocando a ruptura das relações diplomáticas por 20 meses. AFP

0 comentários:

Postar um comentário