Pages

Pages - Menu

domingo, 17 de outubro de 2010

Morre em casa aos 90 anos o psiquiatra José Ângelo Gaiarsa

Morreu por volta das 5h da madrugada de sábado (16) o psiquiatra e psicoterapeuta José Ângelo Gaiarsa. A informação é da neta dele, a jornalista Laura Belinky Gaiarsa. Segundo ela, o avô tinha 90 anos e morreu em casa. “Tudo indica que ele teve uma parada cardíaca e morreu dentro de casa”, afirmou.

Gaiarsa nasceu em 19 de agosto de 1920 em Santo André, no ABC, e morava em São Paulo. Ele ficou conhecido quando começou a trabalhar em programas de TV. Neles, dava consultas aos telespectadores.

“Ele atendeu por mais de 50 anos, publicou 30 livros e por dez anos teve um quadro de televisão ajudando as pessoas a pensar sobre suas vidas ao vivo”, afirmou Laura à reportagem.

Segundo os familiares, Gaiarsa entrou na Faculdade de Medicina da USP em primeiro lugar. Casou-se com Maria Luiza Martins Gaiarsa, cirurgiã e colega de turma, com quem teve quatro filhos homens. Um deles morreu. Posteriormente, se separou da mulher.

Laura contou que seu avô foi introdutor de Carl Gustave Jung e William Reich no Brasil, psicanalistas ideólogos da revolução sexual. Seu primeiro livro surgiu a partir de um artigo de capa para a revista Realidade sobre o comportamento sexual da juventude que passava por profundas modificações. Essa pesquisa suscitou a obra "A Juventude diante do Sexo", que gerou várias vozes contrárias.

Zeca, como era conhecido pelos amigos, criticava a estrutura familiar clássica - segundo a neta, ele dizia que ela era a maior geradora de neuroses nos indivíduos, e apoiava a liberdade e empoderamento feminino.

Seu último livro publicado foi o "Meio século de Psicoterapia", mas estava revisando para reedição o "Respiração, Angústia e Renascimento".

O velório está previsto para a tarde deste sábado no Cemitério São Paulo, em Pinheiros. O enterro será às 8h de domingo (17) no Cemitério Assunção, em Santo André. Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário