Pages

Pages - Menu

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Governo federal prevê concursos para contratar 15 mil pessoas

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, afirmou que o governo federal quer fazer concursos públicos para contratar cerca de 15 mil pessoas. Até o momento, já foi autorizada a criação de processos seletivos para preencher 10.583 vagas, segundo o ministério.

Os novos postos de trabalho serão abertos no ano que vem, diz o ministério. O custo das contratações foi estimado em R$ 594 milhões. O valor é quase seis vezes maior que o contrato firmado pelo MEC (Ministério da Educação) com as empresas responsáveis pela aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), de R$ 99,9 milhões.

Salários

O peso dos salários das novas contratações por concurso público vai ser menor do que o total da verba federal destinada para investimentos, afirma Paulo Bernardo:

- Nos últimos 15 anos tivemos uma redução gradativa do peso da folha de pagamento nas contas do governo. De fato, vamos contratar mais gente, mas o gasto não será maior do que o gasto na área de investimentos.

As declarações de Bernardo foram dadas em entrevista a emissoras de rádio, durante o programa Bom Dia Ministro.

- O orçamento em 2009 foi muito apertado, tivemos uma queda na receita prevista e o governo fez a opção de não cortar os programas sociais, não fizemos cortes nem nos novos projetos. Para 2010, temos uma expectativa de receita melhor..
O ministro afirmou ainda que o governo vai dar prioridade a investimentos na área de ciência e tecnologia, não contingenciando recursos previstos no orçamento de 2010 para essa área. O objetivo será oferecer maior acesso a computadores e à internet banda larga, em escolas públicas, por meio de um programa que deverá ser lançado no início de 2010:

- Esse programa está praticamente pronto para ser lançado e no início do ano o governo vai anunciar esse trabalho. AGÊNCIA BRASIL

0 comentários:

Postar um comentário