Pages

Pages - Menu

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Dilma x Lina: DEM quer explicação sobre imagens de Lina apagadas

O DEM protocolou nesta terça-feira o requerimento de convocação do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Jorge Félix para que ele explique suas afirmações de que não há registros da entrada da ex-secretária da Receita Federal Lina Maria Vieira no Palácio do Planalto, no fim de 2008, porque o órgão não guarda gravações e registros do sistema de segurança por mais de 30 dias. Já o PPS apresentou pedido formal para que Félix apresente as cópias de segurança (backup) das imagens registradas no Planalto nos últimos seis meses de 2008.

A oposição quer mais detalhes sobre a decisão do GSI, que negou o pedido do DEM para ver as fitas alegando que elas já não existem mais. As legendas esperam, de posse das fitas, poder comprovar que Lina esteve na Casa Civil para se encontrar com a ministra Dilma Rousseff.

Durante o encontro – que Dilma nega veementemente – a ministra teria pedido para acelerar as investigações da Receita sobre o empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). A ex-secretária afirma ter entendido a solicitação como um recado "para encerrar" as investigações envolvendo a família do peemedebista.

"Pairam dúvidas intensas entre uma das figuras proeminentes do atual do governo, a ministra Dilma Rousseff, e a ex ocupante de um dos cargos mais importantes do Executivo. As informações são conflitantes e urge desvendar com a maior rapidez e segurança quem está dizendo a verdade, se houve o encontro entre ambas", afirmou o líder do DEM na Câmara, deputado Ronaldo Caiado (GO).

"Quanto mais mente, mais vai se complicando. O quadro está ficando mais grave. A ministra poderia ter admitido o encontro e os fatos tenderiam a comprovar o eventual pedido pró-Sarney. O GSI já está entrando na mentira", completou Caiado.

PPS - O requerimento do partido pede também cópia do contrato celebrado em 2004 para a implantação do sistema de câmeras de vigilância eletrônica, ao qual o GSI se refere para manter as gravações pelo período de apenas 30 dias, e todos os outros contratos de segurança relativos ao Palácio do Planalto. No documento, o líder do PPS na Câmara, Fernando Coruja (SC) também pede o registro de entradas e saídas de pessoas no Planalto nos últimos seis meses do ano passado.

Ingerência - O secretário da Receita Federal Otacílio Cartaxo convocou entrevista nesta terça para anunciar novos nomes em sua equipe, depois que funcionários do órgão colocaram seus cargos à disposição, em solidariedade aos aliados de Lina Vieira que foram exonerados. Antes de anunciar os novos funcionários, Cartaxo disse que "a Receita Federal é um órgão de estado altamente profissionalizado e eminentemente técnico. A substituição de dirigentes continuará sendo feita de acordo com o mérito, a integridade, a transparência e a oportunidade de acesso".

"Todas as substituições têm caráter técnico. Sempre que há mudança na cúpula, o novo secretário tem autonomia pra fazer os ajustes que entender necessários. Portanto, a Receita Federal tem em torno de si uma rede de proteção contra qualquer interferência política", completou Cartaxo. VEJA

0 comentários:

Postar um comentário